Compartilhe
Ir em baixo
Pontos : 13
Reputação : 6
Ver perfil do usuário

[Duvida] BOMBA DE CALOR AUER

em Sex Abr 20, 2018 10:34 pm
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)

Para começar- Não entendo nada do que o gajo esta a dizer. Consigo perceber o funcionamento nomeadamente a gestão dos compressores. Mas o mais interessante para mim é o facto de o fluido usado ser o R290 que para uma alternativa para aquecimento com radiadores deve conseguir "na boa"temperaturas na agua a volta dos 65 / 70 graus.

Alguem ja mexeu numa ou instalou?
Pontos : 48
Reputação : 19
Ver perfil do usuário

Re: [Duvida] BOMBA DE CALOR AUER

em Sex Abr 20, 2018 11:00 pm
Primeiro faz uma breve descrição do que é uma bomba de calor, depois começa por introduzir o equipamento em questão:
Bomba de calor de alta temperatura até 70°C (aparece no inicio do filme).
Tem capacidade modulante com dois compressores, um de 5kW, o da direita consegue fazer até 45/50°C, com temperaturas exteriores mais baixas, à volta de 0°C, liga o compressor da esquerda de 10kW.
Com temperaturas exteriores de -10 e ods dois compressores a funcionar garante água a 70°C.
Depois fala do ventilador silencioso e da câmara de testes com -10°C/95%HR (nevoeiro sólido, a pior merda que eu já vi para as bombas de calor).
depois são explicações de como a maquina pode substituir uma caldeira a gás/oléo e pode ser instalada sem problemas de ruído.
-isto é o que "o gajo está a dizer"-
Não consegui ver onde é que diz que o fluido é R290, mas nunca vi nenhuma máquina destas.
Ver perfil do usuário

em Sex Abr 20, 2018 11:26 pm
Boas!
Obrigado!
Apanhei um catalogo do representante portugues e fiquei curioso. Ao falar com o mesmo em que ele me dizia que conseguia essas temperaturas na água e eu teimava que não pois sem ser um sistema em cascata não conhecia nenhum equipamento com apenas um circuito frigurifico que desse para isso. 
Quando soube que o fluido era o 290 e consultei a regua fiquei bastante curioso porque comparando com maquinas que atingem essas temperaturas com potencias parecidas o preço não esta muito diferente e o consumo deu-me a entender é mais baixo. Mas como nunca vi nem mexi em nenhuma ando curioso. O ver para crer é tramado  scratch
Pontos : 64
Reputação : 27
Ver perfil do usuário

em Sab Abr 21, 2018 4:43 pm
Parece-me um pouco rebuscado ... gostaria de ter mais info do sistema em si para melhor compreensão das sua potencialidade.

Se o R32 é classificado como 2, o que significa que é um refrigerante suavemente inflamável, enquanto o R290 possui uma inflamabilidade maior e é classificado como 3.

No entanto apresenta-se com um GWP espectacular e um glide de 0.

Mas algumas comparações:

Nah, sei não ...

Ver perfil do usuário

em Dom Abr 22, 2018 7:18 pm
Reputação da mensagem: 100% (2 votos)
Pois, no caso de informação além de umas brochuras de publicidade consegui pouco e nada de muito técnico.
Uma das duvidas que tenho é " Se a maquina não trabalha em cascata porque a instalação do piloto no interior e não é a maquina que esta no exterior a fazer a gestão"
 Leva-me a crer que o "piloto" se for instalado é feito a parte da maquina de preferencia no interior, mas como o mesmo tem resistencia electrica de apoio que calculo seja activada por um contactor faz sentido que assim seja pois se for assim pode ser considerado uma ignição (ou se calhar estou a navegar na maionese) .
 Percebo o risco do 290 mas  é algo que é usado em bombas de calor no norte da europa ha já algum tempo. Tive a sorte de ter um cliente sueco que comprava ca casas e equipa com maquinas de la e as bombas de calor são da NIBE (modelo 310p) sempre com 290 o único pormenor que me fazia confusão era que o ventilador do evaporador mesmo quando o sistema frigorífico estava parado assumia uma velocidade mais baixa mas nunca se desligava, vim a saber que era porque se existisse uma fuga o fluido era despejado no exterior e não na despensa ou sala das máquinas onde normalmente é instalada. Para mim faz sentido.
Pontos : 64
Reputação : 27
Ver perfil do usuário

em Dom Abr 22, 2018 8:07 pm
@Mário sinceramente sem conhecer melhor o equipamento em questão só podemos especular ... Não diria que vá garantir que todo o fluido vá para o exterior, mas alguma grande parte talvez, mas não creio que seja uma solução de estar a ventilar sempre, até que por menos consumo que o ventilador tenha existe sempre algo que vai dificultar o COP da máquina, que por acaso até para 70 ºC se for verdade o anunciado no video, é muito bom mesmo
.
Sinceramente não vi ou li ainda em lado nenhum grandes acidentes com 290, mas se arrisca mais, é natural que o factor "perigo" seja maior.
Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: